Pages

08 maio 2010

[Notícia] Veja e a 'Geração Tolerância'


Uma das revistas de maior circulação no país, uma das maiores fontes de informações de todos os tipos, traz em sua reportagem de capa dessa semana, a questão de assumir-se gay e o quanto isso está acontecendo cedo nos dias atuais. A VEJA faz uma bela reportagem sobre essa questão que já foi tabu em praticamente todo o mundo e hoje é tratado com mais abertura e 'normalidade' por grande parte das pessoas.
A reportagem enfoca em jovens que estão se assumindo cada vez mais cedo (ainda na fase da adolescência) em detrimento daqueles poucos que ousaram se assumir em tempos passados, que o faziam geralmente já na vida adulta, ou mesmo no fim dela.
A matéria traz ainda uma pesquisa sobre toda essa questão, sobre como os meios de comunicação facilitam tal atitude para os homossexuais de hoje, sobre a leva de pessoas públicas que se assumiram recentemente, de tal forma encorajando para que outros assim também o façam, a reação dos familiares e amigos quando ficam sabendo pela própria pessoa e suas atitudes no decorrer da convivência.
Em suma, a revista mostra que hoje as condições para que um jovem se assuma perante seus familiares e amigos são muito favoráveis a boa aceitação desses para com aqueles, mesmo ainda havendo um certo receio, constrangimento e até mesmo preconceito por parte de algumas pessoas quando o assunto é 'filho gay'!
Minha opinião: achei q reportagem muito boa, bem produzida, bem conduzida, mas um tanto elitizada! Sabemos que as coisas não são esse mar de rosas que a reportagem prega em grande parte do nosso país. Pode ser assim em países desenvolvidos, evoluídos até diria eu (como bem retratou a reportagem, diga-se de passagem), mas no Brasil, o buraco é bem mais embaixo.
Aqui o preconceito é real, existe de fato em todos os cantos das nossas cidades, incluindo São Paulo (vide o fato que ocorreu na última Parada do Orgulho Gay, em 2009, quando uma bomba explodiu nas proximidades da Avenida Paulista atingido alguns manifestantes). O preconceito aqui é enraizado, é cultural, já vem de berço. E há que ser feito um trabalho muito forte para que se mude isso. E não só com o preconceito contra homossexuais, mas contra todas as demais minorias sociais. A pesquisa à que se refere a matéria da Veja, que trata justamente da questão do preconceito pra mim é totalmente errada. As pessoas hoje estão preocupadas em ser politicamente corretas. E sabemos que ser politicamente correto hoje em relação a homossexualidade é não ter preconceitos. Diga-me: você conhece alguma pessoa que teria coragem de se dizer fortemente contra os direitos gays perante um entrevistador no meio da rua, mesmo sabendo que não seria identificada? Pode até conhecer, mas conta-se nos dedos de uma mão! Outra coisa que me chamou bastante atenção também foi que a reportagem diz que os jovens que se assumem hoje não estão mais interessados em lutar por seus direitos, em ser militantes. Eles querem apenas curtir a vida livre e feliz e deixar que os mais velhos façam o trabalho de manifestações e afins. O que esperar de um jovem que não pensa coletivamente, que acha que porque seus problemas estão - parcialmente - resolvidos, não deve mais se preocupar em pelo menos ajudar os demais que tem
problemas semelhantes? Mesmo que não seja assim, por que não se engajar na luta por direitos que ele mesmo poderá usufruir?
Alguém conte a esses alienados que a vida, mesmo após a liberdade do armário, não é uma 'Pool Party' e que temos que lutar todos os dias por nossos direitos! O negócio é matar um leão por dia, até exterminá-los! E entendam como 'leão' o preconceito ridículo e infundado de 'Silas' e "Edires' e 'Dourados' da vida e suas respectivas 'fontes de informações'!
Mas desde já, deixo meus PARABÉNS a Veja pela iniciativa e coragem, mesmo sabendo que ela está sendo politicamente correta!

Confira a reportagem completa clique AQUI!


Nenhum comentário: